sexta-feira, 2 de outubro de 2009

INSTANTES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito,
relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido,
na verdade bem poucas coisas levaria a sério.
Correria mais riscos. Viajaria mais.
Contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvetes e menos lentilha.
Teria mais problemas reais
e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas
que viveu sensata e produtivamente
cada minuto da sua vida.
Claro que tive momentos de alegria,
mas, se pudesse voltar a viver,
trataria de ter somente bons momentos,
porque, se não sabem, disso é feita a vida
só de momentos, não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma
sem um termômetro, uma bolsa de água quente,
um guarda-chuva e um pára-quedas.
Se voltasse a viver viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a andar descalço
no começo da primavera
e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua,
contemplaria mais amanheceres
e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos
e sei que estou morrendo.
Jorge Luiz Borges

Um comentário:

  1. soube pelo editor do jornal da poesia que o txt instantes que se atribui a jlborges não é de sua autoria

    ResponderExcluir